Projecto pedagógico 2008/2010

TEMA - NÓS, OS OUTROS E O MUNDO!
I-Fundamentação
O porquê da escolha deste tema?

Entendemos que na sociedade globalizada em que vivemos, a abertura à diversidade é não só uma mais-valia, mas também uma exigência:
  • As empresas são cada vez mais compostas por indivíduos de diferentes nacionalidades e a necessidade de viajar para o estrangeiro em termos profissionais, por curtos ou longos períodos de tempo, é também cada vez maior;
  • A abertura dos países a fluxos de imigrantes que procuram melhores condições de vida, colmatando desta forma as necessidades de mão-de-obra dos países de acolhimento é também uma realidade. No caso português, para além das necessidades de desenvolvimento, a diversificação da sociedade é resultado de relações seculares com povos de outros continentes que, através de imigração têm vindo a fazer da nossa sociedade um local de encontro de diversas culturas;
  • Hoje em dia, começa a ser comum ter vizinhos de outras nacionalidades. Também o amor não escolhe nações e cada vez mais encontramos casais de origens diferentes:
  • A massificação dos meios de comunicação rápidos (avião, comboio de alta velocidade, auto-estradas), facilitam a entrada de turistas no nosso país e gozo de férias dos portugueses noutros países;
  • A proximidade com diferentes culturas também facilitada pela tecnologia, onde através da televisão por cabo ou da Internet temos acesso a realidades culturais diferentes da nossa;
O Projecto pedagógico "NÓS, OS OUTROS E O MUNDO" assenta nos seguintes pressupostos:

  1. A aprendizagem é um processo continuo;
  2. Vamos estando cada vez mais preparados para explorar todos os aspectos do mundo que nos rodeia
  3. Quanto mais conhecermos maior a nossa liberdade de escolha
  4. Quanto mais livres somos, mais felizes, solidários, e respeitadores nos tornamos.
II-Objectivos Gerais

  • Proporcionar à criança um ambiente de estabilidade e segurança afectiva, que seja própria ao desenvolvimento global e harmonioso de toas as suas capacidades.
  • Desenvolver nas crianças o espírito crítico, cientifico e também de tolerância, respeito e solidariedade, não só para com os outros mas também para com o Mundo que nos rodeia.
  • Descobrir a riqueza na diversidade humana e cultural, fomentando a inserção da criança em grupos sociais diversos.
  • Respeitar a pluralidade de culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade.
  • Valorizar a igualdade e o direito de oportunidade.
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de afectiva colaboração com a comunidade.
III-Parceria com a Família/ Comunidade

Sendo a família e a escola as principais instituições de socialização das crianças, é fundamental que a sua interacçao seja constante, baseada na troca de experiências e no compromisso comum. É nossa intenção perspectivar as famílias como parceiros privilegiados e incentivar a participação dos pais na instituição, numa cooperação activa com os educadores.
Nesta relação norteia-nos o conhecimento de que os pais têm necessidades, capacidades e interesses, que potenciam o desenvolvimento de relações benéficas entre todos os intervenientes neste processo.
Por sua vez, o meio social que caracteriza a proveniência das crianças, a própria instituição e o tecido social envolvente têm um papel, embora indirectamente, influente na formação e educação das crianças.
Neste sentido torna-se relevante a importância de promover acções de interacção criança/comunidade com a exploração dos espaços públicos envolventes e com o aproveitamento de iniciativas locais de eventos que se enquadrem nos conteúdos temáticos do projecto em dinamização.

IV-Avaliação

A avaliação ocorrerá na concretização das actividades programadas no Projecto Pedagógico e culminará com a elaboração de um processo individual da criança, a nível das suas competências nos diversos domínios.

Do ponto de vista prático, esta avaliação terá a participação de todos os intervenientes no processo educativo:

  • Pessoal Docente:
Ao longo do ano lectivo através de reuniões, visando os objectivos inicialmente propostos e a modificação de trajectórias, adaptadas à evolução dos grupos.
  • As Crianças:
Através do interesse e empenho demonstrados;
Através do grau de satisfação e adesão do grupo;
De acordo com as suas capacidades/dificuldades de resolução de problemas.
  • Os encarregados de educação:
Através de contactos formais ou informais e recolha de dados de diferentes contextos.